segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Projeto veda pensão por morte ao autor de homicídio.

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n.4.053/2012, de autoria do Deputado Manato, que acrescenta o parágrafo 5° ao art.16 da Lei 8.213/91(Lei de Benefícios da Previdência Social).
De acordo com a proposta ficará vedado a concessão do benefício de pensão por morte aquele que tenha sido autor, co-autor ou partícipe de homicídio doloso, ou tentativa deste, cometido contra a pessoa do segurado.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "Considerando que o ordenamento jurídico pátrio protege a vida e a boa-fé objetiva, imputando o ato  do homicídio como  um dos crimes mais graves do Código Penal brasileiro, e permitindo a exclusão do homicida do recebimento da herança do  de cujus,  através do instituto da indignidade, certamente o legislador não teria o interesse de se silenciar propositadamente sobre o assunto."

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição, Justiça e Cidadania.
PL 4053/2012

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo